Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

"AS ELEIÇÕES FRANCESAS E O FUTURO DA UNIÃO EUROPEIA"

O próximo debate do Centro de Documentação IEEI realiza-se dia 2 de maio (3ª feira) pelas 18h00, no Centro Nacional de Cultura.

Entrada livre

O ano de 2017 será marcado por atos eleitorais em diversos países europeus, nomeadamente na Holanda, em França e na Alemanha, e muito provavelmente também em Itália. Estas eleições podem ser determinadas por uma onda de nacionalismo xenófobo, pondo em perigo o futuro da União Europeia, tanto mais que se seguem à vitória de Trump nos Estados Unidos.
Mas essas eleições podem também ser uma ocasião para a afirmação dos princípios democráticos, dos valores da humanidade comum, contribuindo para o relançamento da União Europeia em bases mais justas e solidárias.

Que lições se podem tirar dos resultados da primeira volta das eleições francesas? Quais foram os grandes temas das eleições na França? Como explicar o crescimento do nacionalismo xenófobo um pouco por toda a Europa? Haverá uma exceção ibérica? Pode falar-se de um populismo de esquerda? 

 

Oradores:

Inês de Medeiros [Artista, Vice-Presidente da Fundação INATEL]

José Vítor Malheiros [Colunista, Consultor]

Guilherme d’Oliveira Martins [Centro Nacional de Cultura]

 

Moderador: Álvaro Vasconcelos

>> Evento Facebook