Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias

O Centro Nacional de Cultura, na qualidade de membro do Concelho Científico, tem o prazer de anunciar as 49 aldeias pré-finalistas. 

Vilarinho de Negrões
Alte
Aldeia das Salinas da Fonte da Bica
Aldeia da Pena
Monsaraz
Porto Moniz
Sistelo

A organização das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias acaba de revelar as 49 aldeias pré-finalistas que vão ser votadas pelos portugueses. Estas 49 aldeias, 7 por cada uma das 7 categorias a concurso, foram reveladas hoje na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul, pelo Conselho Científico do projeto e o evento foi presidido pelo Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

O Centro é a região de turismo com maior número de aldeias a concurso, com 14 aldeias candidatas. Segue-se o Alentejo e Ribatejo com 9 aldeias candidatas, o Norte com 8 aldeias. Açores e Algarve concorrem com 6 aldeias cada. A Madeira conta com 4 aldeias a concurso e Lisboa e Vale do Tejo com 2 aldeias.

Nestas 49 pré finalistas estão contempladas as mais emblemáticas aldeias portuguesas. Digno de assinalar é o equilíbrio da distribuição geográfica das aldeias pré finalistas, que ocupam todo o território nacional. Estamos muito satisfeitos com o trabalho feito pelo Painel de Especialistas que retratou na perfeição a enorme diversidade nacional. Quando chegarmos à votação pública antevemos uma competição aguerrida”, explica Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.

As 49 aldeias pré finalistas resultam da votação do Painel de Especialistas, 49 individualidades, 7 de cada região de turismo do país, que analisou e votou na lista longa de 446 candidaturas. A votação do Painel de Especialistas foi auditada pela PwC, que assegura a idoneidade de todo o processo de votação.

A cerimónia presidida pelo Senhor Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, começou com as Boas Vindas de Vítor Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul. O Conselho Científico fez-se representar por Amândio Torres,  Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; Helena Freitas, Coordenadora Nacional da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; Teresa Ferreira do Turismo de Portugal; Rogério Rodrigues, Presidente do ICNF; Maria João Botelho, Presidente da Federação Minha Terra; Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura e Carlos Coelho, Presidente da Associação Portugal Genial. Esteve também presente Jorge Costa, Partner da PwC, que entregou no local os envelopes com as 7 eleitas em cada categoria.

A Aldeia da Pena, que passou na votação dos Especialistas e faz parte desta lista de 49 aldeias, tem 7 habitantes, os quais receberam 7 telemóveis, oferta da Iki Mobile, patrocinador oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. “A votação nas aldeias a concurso vai ser feita por chamada telefónica e queríamos ter a certeza que estes habitantes vão poder votar na sua candidata”, explica Tito Cardoso, administrador da Iki Mobile, que esteve presente para assinalar o momento.

A promoção em torno destas 49 aldeias começa agora e a votação arranca em julho, durante as 7 Galas a emitir aos domingos pela RTP. São 7 Galas, uma por categoria, onde os portugueses vão poder eleger 2 finalistas que passam para a votação final. As 7 vencedoras são conhecidas a 3 de setembro numa grande Gala Final.

Sobre as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias 



As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região.

As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.

Todo o processo de eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias será auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

Este projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial. A RTP é a Televisão Oficial.

Pré-finalistas reveladas:

Aldeias Rurais 

Alegrete
Portalegre (Alentejo e Ribatejo)
Cachopo
Tavira (Algarve)
Casal de S. Simão
Figueiró dos Vinhos (Centro)
Faial 
Santana (Madeira)
Manhouce
S. Pedro do Sul (Centro)
Paderne
Albufeira (Algarve)
Sistelo
Arcos de Valdevez (Norte)

Aldeias Ribeirinhas

Aldeia da Luz
Mourão (Alentejo e Ribatejo)
Dornes
Ferreira do Zêzere (Centro)
Escaroupim
Salvaterra de Magos (Alentejo e Ribatejo)
Furnas
Povoação (Açores)
Santa Clara-a-Velha
Odemira (Alentejo e Ribatejo)
Sete Cidades
Ponta Delgada (Açores)
Vilarinho de Negrões
Montalegre (Norte)

Aldeias Remotas

Aldeia da Pena
São Pedro do Sul (Centro)
Branda da Aveleira
Melgaço (Norte)
Castro Laboreiro
Melgaço (Norte)
Curral das Freiras
Câmara de Lobos (Madeira)
Fajã de São João
Calheta (Açores)
Gondramaz
Mirando do Corvo (Centro)
Piódão
Arganil (Centro)

Aldeias em Áreas Protegidas

Aldeia das Salinas da Fonte da Bica
Rio Maior (Alentejo e Ribatejo)
Bordeira
Aljezur (Algarve)
Chão da Ribeira
Porto Moniz (Madeira)
Lindoso
Ponte da Barca (Norte)
Penedo
Sintra (Lisboa e Vale do Tejo)
Rio de Onor
Bragança (Norte)
São Lourenço
Vila do Porto (Açores)

Aldeias Monumento

Almeida 
Almeida (Centro)
Estoi
Faro (Algarve)
Evoramonte
Estremoz (Alentejo e Ribatejo)
Idanha-a-Velha
Idanha-a-Nova (Centro)
Monsanto
Idanha-a-Nova (Centro)
Monsaraz
Reguengos de Monsaraz
(Alentejo e Ribatejo)
Sortelha
Sortelha (Centro)

Aldeias de Mar

Azenhas do Mar
Sintra (Lisboa e Vale do Tejo)
Costa Nova
Ílhavo (Centro)
Fajã dos Cubres
Calheta (Açores)
Ferragudo
Lagoa (Algarve)
Porto Covo
Sines (Alentejo e Ribatejo)
Porto Moniz
Porto Moniz (Madeira)
Zambujeira do Mar
Odemira (Alentejo e Ribatejo)

Aldeias Autênticas

Aldeia do Xisto de Cerdeira
Lousã (Centro)
Alte
Loulé (Algarve)
Biscoitos
Praia da Vitória (Açores)
Castelo Rodrigo
Figueira de Castelo Rodrigo (Centro)
Fontão de Loriga
Seia (Centro)
Montesinho
Bragança (Norte)
Podence 
Macedo de Cavaleiros (Norte)

>> Mapas com a localização das aldeias por categoria

>> Painel de Especialistas

A votação é feita apenas por chamada telefónica, de segunda a domingo a partir de 3 de julho. 

Todos os domingos, durante 7 semanas, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias. A primeira Gala tem lugar a 9 de julho.

Cada categoria está a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria.

A lista final de 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas.

A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias tem lugar a 3 de setembro. São aqui reveladas as 7 vencedoras, as 7 aldeias mais votadas, uma por categoria.

Conselho Científico:

- Carlos Coelho, Presidente da Associação Portugal Genial
- Helena Freitas, Coordenadora Nacional da UMVI
- Maria Botelho, Presidente da Federação Minha Terra
- Rogério Rodrigues, Presidente do ICNF
- Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura
- Filipe Silva, Vogal do Turismo de Portugal
- Isabel Passeiro, Ministério da Agricultura



Para mais informações: www.facebook.com/7maravilhas www.7maravilhas.pt