Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Designe um sítio do património para o programa Europeu "Os 7 mais ameaçados" 2018

Por toda a Europa existem monumentos e sítios em perigo. Uns por falta de recursos financeiros ou técnicos, outros devido a desastres naturais ou ações humanas.

Para encontrar um futuro viável para  esses locais, a Europa Nostra, principal organização Europeia do património – representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura –, celebrou, em 2013, uma parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento e lançou o programa “Os 7 mais ameaçados”.

O programa “Os 7 mais ameaçados” vem em auxílio de monumentos e sítios em perigo mobilizando, para o efeito, a sociedade civil e, ainda, parceiros públicos e privados. Não se trata de um programa de financiamento mas um intrumento catalizador da ação.

Esta iniciativa tem o apoio do programa “Europa Criativa” da União Europeia, no quadro do projeto de rede da Europa Nostra “Mainstreaming Heritage”.

Se conhece algum património importante que esteja em perigo – um monumento histórico, um sítio arqueológico, um lugar de culto, um complexo industrial, um parque histórico, um museu ou mesmo um bem imaterial – indique-o para o programa “Os 7 mais ameaçados” de 2018. 

A lista final dos 7 sítios mais ameaçados na Europa será tornada pública em fevereiro de 2018, durante o Ano Europeu do Património Cultural.

As nomeações podem ser submetidas por Organizações Membro da Europa Nostra e ainda por instituições públicas e privadas reconhecidas no domínio do património situadas em países em que a Europa Nostra não esteja ainda representada.

Somente com a sua ajuda podemos salvar os tesouros do nosso património comum!

Submeta a sua nomeação

Data limite: 30 de junho de 2017