Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Embaixador Seixas da Costa será o orador convidado no jantar-debate de 28 de março

O próximo jantar-debate do ciclo “Que Portugal na Europa, que futuro para a União?”, uma parceria do CPI - Clube Português de Imprensa com o CNC - Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, será no próximo dia 28 e terá o Embaixador Francisco Seixas da Costa como orador convidado.

Francisco Seixas da Costa encontra-se em condições de invulgar competência para tratar do tema do presente ciclo, quer pela sua formação académica, quer pela sua carreira diplomática.

Nascido em 1948, em Vila Real, onde completou o ensino secundário, veio depois a licenciar-se em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto com o mesmo título, da então Universidade Técnica de Lisboa.

Francisco Seixas da Costa participou, como oficial miliciano, no movimento do 25 de Abril de 1974, tendo sido chamado a servir, como assessor, a Junta de Salvação Nacional.

No ano seguinte foi admitido, por concurso público, no serviço diplomático português, tendo exercido funções no respetivo Ministério e, depois, nas Embaixadas de Portugal em Oslo, Luanda e Londres.

Entre 1995 e 2001 foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, sendo, nessa qualidade, o principal negociador português dos Tratados de Amsterdão (1995-1997) e de Nice (2000), e presidindo ao Comité de Ministros do Acordo de Schengen, em 1997, e ao Conselho de Ministros do Mercado Interno da União Europeia, em 2000.  

Entre 2001 e 2002 foi Embaixador representante permanente junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, tendo integrado, a convite do secretário-geral Kofi Annan, o board do UNFIP - United Nations Fund for International Partnerships. Nos anos seguintes foi Embaixador no Brasil e em França, bem como, a partir de 2012, Embaixador representante permanente junto da UNESCO e junto da União Latina, também em Paris.

De 1 de Fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2014 dirigiu o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.  

O seu percurso académico inclui os cargos de presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e consultor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Exerce funções docentes, como professor convidado, na Universidade Autónoma de Lisboa (desde 2014) e na Universidade Europeia (desde 2016).

Francisco Seixas da Costa preside ao Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian para o seu Centro em Paris. É ainda consultor, ou administrador não-executivo, de várias empresas.  

De entre a sua diversa obra publicada sublinhamos, pelo que respeita ao tema desta série de jantares-debate, os livros Diplomacia Europeia - Instituições, Alargamento e o Futuro da União, de 2002, Uma Segunda Opinião - Notas de Política Externa e Diplomacia, de 2006, e Tanto Mar? - Portugal, o Brasil e a Europa, de 2008.  

Recebeu as condecorações de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, de Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo, de Grande-Oficial da Ordem do Mérito e a Grã-Cruz da ordem Militar de Cristo.  

Um pormenor que o torna especialmente bem-vindo entre nós, sendo este um jantar-debate, é o facto de ser membro da direção da Academia Portuguesa de Gastronomia, autor do blog gastronómico "Ponto Come", tendo colunas de crítica gastronómica no Diário de Notícias e na revista Epicur e sendo ainda, neste domínio, membro de várias academias e confrarias, portuguesas e estrangeiras.

 


 

Data e hora: 28 de março de 2017, às 20h30
Local: Grémio Literário
Preço: 30€
Informações e inscrições: clube.portugues.imprensa@cnc.pt

>> Evento Facebook