Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Viagem :: Francisco I e o Loire - O Renascimento Francês

João Paulo Oliveira e Costa guia-nos nesta visita a alguns dos castelos/palácios mais emblemáticos do Vale do Loire.

Uma viagem TRYΛRT organizada em parceria com o Centro Nacional de Cultura. 

RESERVE JÁ

07 a 11 abril 2017 :: INSCRIÇÕES ABERTAS

Francisco I, nascido a 12 de novembro de 1494, foi rei de França desde 1 de janeiro de 1515 até à sua morte, a 31 de março de 1547.

Sucedeu a seu primo Luís XII e durante o seu reinado foi o maior rival do imperador Carlos V. Governou no tempo em que emergiam os estados centralizados, em que a Europa experimentava as mudanças do Renascimento através de novas formas de Arte, novos modos de comunicação, novas técnicas militares e de uma nova Geografia. 

À semelhança dos seus pares, Francisco I desenvolveu um gosto especial pela construção de novos palácios fora dos perímetros amuralhados dos castelos centenários onde se tinha resguardado a nobreza medieval.

Nesta viagem iremos visitar alguns dos castelos/palácios mais emblemáticos do tempo do “rei-cavaleiro” muitos deles situados ao longo do vale do Loire.

É, assim, uma viagem às origens da Europa Moderna pelo olhar e pelos espaços de um monarca que ambicionou dominar a Europa, que lançou as bases do império ultramarino francês, e que foi provavelmente o último rei europeu a encabeçar uma carga de cavalaria numa batalha campal.


Consulte AQUI o programa.

Para mais informações: alexandra.prista@cnc.pt



Edição: 25 de janeiro de 2017