Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

AMADEO EM FRANÇA, de Paris à Bretanha

Amadeo de Souza-Cardoso - Paris e Bretanha

GUIAS: Helena de Freitas e Maria Calado

10 a 16 de junho de 2017

Painel na exposição do Grand Palais, em Paris, 2016 (foto CNC/HS)
Assinatura de Amadeo (foto CNC/HS)
Castelo de Keriolet (França)
Grupo do CNC (julho de 2016)
(…) As viagens, então, são o grande livro do artista. São-lhe tão necessárias como a Bíblia e o latim a um padre. O alimento moral do artista está no livro do mundo. Qual é esse livro? O próprio mundo – certamente. Ora, em todos os livros é preciso virar de folha; este virar de folha equivale aqui a uma viagem. (in Carta de Amadeo de Sousa-Cardoso à mãe, Paris, junho de 1907)

 

Na sequência da viagem do CNC à grande exposição de Amadeo de Souza-Cardoso no Grand Palais, em 2016, este virar de folha concretiza-se numa nova viagem a Paris e à Bretanha, acompanhados uma vez mais por Helena de Freitas, especialista na obra Amadeo.

Visitar os locais que inspiraram a vida e obra de Amadeo em França passa por uma incursão biográfica de um dos melhores artistas do início do século XX. Assim, propomos uma viagem que se inicia pelos boulevards de Paris na zona de Montparnasse onde Amadeo viveu em diversas casas e ateliers, pelo Quartier Latin, por restaurantes e cafés que lembram a ambiência da vida de artistas da época de Amadeo como Picasso, Modigliani, Matisse, Brancusi, Eduardo Viana, Emmerico Nunes, José Pacheko, Archipenko e tantos outros.

Viajaremos pela Bretanha com passagem por Rouen, Mont Saint-Michel, Brest, Quimper e Pont-l’Abbé e visitaremos o castelo de Keriolet, que tanto influenciou Amadeo.

CONSULTE AQUI O PROGRAMA PROVISÓRIO DA VIAGEM

 

Para mais informações, pode solicitar o envio por e-mail - info@cnc.pt - por carta ou para o  213 466 722.
Organização:                                        Parceria: