Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Os Portugueses ao encontro da sua História :: Cochinchina

Rua em Hoi An, Vietname [Foto de Mstyslav Cherno]

Os portugueses foram os primeiros ocidentais a chegar a Hoi An, hoje Vietname, e aí se estabelecerem, em 1516.

Em 2017, o CNC propõe uma viagem aos locais de memória dos portugueses por terras da Cochinchina, visitando o legado português que ali permanece bem visível, como é exemplo uma nova escrita romanizada (Quôc Ngû) que substituiu integralmente o uso dos ideogramas de feição chinesa graças ao trabalho dos Jesuítas/linguistas portugueses Gaspar do Amaral, Francisco de Pina e António Barbosa.
Faremos igualmente uma incursão ao Cambodja, nomeadamente a Angkor, onde Fr. António da Madalena foi o primeiro visitante ocidental, como reportado nas suas impressões a Diogo do Couto.
Não deixaremos de conhecer a cultura local e evocar as grandes personalidades com ligações aos sítios que visitaremos, desde Ho-Chi-Minh, a André Malraux, a Graham Greene e a Marguerite Duras, sempre acompanhados por um especialista do CHAM (Centro de História de Aquém e d’Além Mar, da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores).

O CNC está a preparar esta viagem para o final de agosto e início de setembro (datas previstas a confirmar: 26 de agosto a 9 de setembro). Poderá enviar mail para hserra@cnc.pt ou ligar para o CNC manifestando o seu interesse e passará a receber novidades sobre este projeto.

Edição: 16 de janeiro de 2017