Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Edições

Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado
Pretende-se com esta colecção de guias relembrar e aprofundar as ligações históricas e culturais entre Portugal e as diversas regiões do mundo por onde passaram descobridores lusitanos, relatar de uma forma cuidada e precisa, leve e interessante o cruzamento entre povos bem distintos entre si, bem como “trilhar” de novo os itinerários deixados pelos portugueses e os europeus que se cruzaram por essas regiões.

Volumes já publicados: Indonésia, Timor, Marrocos, Brasil, Japão, De Cabo Verde a São Tomé, Índia e Golfo Pérsico.

Em 2016: Etiópia e Macau.

Apoio: Ministério dos Negócios Estrangeiros

Diário da Viagem ao Japão

A viagem ao Japão do CNC realizada em 2010 contada por Camilo Martins de Oliveira com fotografias de José de Guimarães.

Edição Verbo

Diário da Viagem a Malásia, Indonésia e Timor

Mais um diário de uma viagem do ciclo “Os portugueses ao encontro da sua história”. Com texto de Roberto Carneiro e desenhos de Soraya Vasconcelos, que acompanharam o grupo em 2011 nesta viagem a Malaca, Bali, Flores, Ambon, Ternate, Tidore, Dili e Baucau.

Edição Imprensa Nacional Casa da Moeda

Diário da Viagem ao Brasil

O relato da viagem do CNC de 2012 em banda desenhada, pelo cartoonista Nuno Saraiva e por Guilherme d’Oliveira Martins.

Diário da Viagem à Índia

A viagem à Índia do CNC realizada em 2014 contada por Diogo Vaz Pinto e ilustrada por Inês Botelho.

Biografia de António Alçada Baptista

Uma obra biográfica colectiva sobre António Alçada Baptista.

Associação para a Liberdade da Cultura - A cultura promove a liberdade?

Este livro, ainda no prelo, que será dado à estampa pela Gradiva em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, revela uma faceta menos lembrada da preparação da democracia portuguesa. 
Poucos sabem que um grande poeta europeu, Pierre Emmanuel, e a sua direta colaboradora, Roselyne Chenu, tiveram um papel fundamental na preparação das bases de uma sociedade aberta, centrada na liberdade, na democracia e na dignidade humana.

Os testemunhos, os relatos, as referências humanas que aqui se lêem constituem a demonstração de que o compromisso institucional que foi possível consolidar depois de 25 de abril de 1974 não surgiu por acaso. Deveu-se ao empenhamento intelectual e cívico de um conjunto fascinante de personalidades que acreditaram na força das relações humanas e na importância crucial da liberdade.

Lançamento / Homenagem a Pierre Emmanuel – 4 de fevereiro, 18h30, no CNC.

Peregrinação pelas Igrejas de Lisboa - Templos religiosos de Lisboa

Promover a edição da obra inédita acima referida, que José Felicidade Alves concluiu em 1991. Este estudo teve por objectivo fazer o levantamento de todos os templos religiosos - nomeadamente de todas as igrejas e ermidas de Lisboa, desde os seus longínquos alvores até aos nossos dias. O respectivo manuscrito foi confiado ainda em vida do autor e o primeiro volume será editado em 2016, na sequência da homenagem que um grupo de amigos organizou no Centro Nacional de Cultura.

Descobertas

Boletim das atividades do CNC – janeiro, abril e outubro.