Notícias

JANTAR DEBATE :: “PORTUGAL PÓS-TROIKA: QUE MOEDA, QUE ECONOMIA, QUE FUTURO?”

Prossegue no dia 19 de março, tendo Vítor Bento como orador convidado, o novo ciclo de jantares-debate promovido pelo Clube Português de Imprensa, o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, subordinado ao tema “Portugal pós-troika: que Moeda, que Economia, que Futuro?“.

Os jantares-debate, com periodicidade mensal, decorrem na Sala da Biblioteca do Grémio Literário.

Vítor Bento  costuma dizer que subiu na vida a pulso e que até aos 30 anos – e até ter um percurso consolidado -, entrou em tudo por concurso. 

Nasceu em Estremoz, de uma familia modesta. Viveu em Évora, Tomar e em Moçambique durante quatro anos, experiência que lhe “deixou marcas”. Aos 17 anos, estava em Lisboa, por sua conta, onde começou a trabalhar  como empregado bancário. Trazia o antigo Curso Comercial e resolveu estudar à noite, fazendo o sexto e o sétimo ano do liceu. 

Terminado o liceu, o desafio seguinte foi o curso de Economia, licenciando-se no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, da Universidade Técnica de Lisboa . Mais tarde, faria o Mestrado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. 

O seu currículo impressiona: em 1980 foi admitido no Banco de Portugal como economista, no Departamento de Estudos Económicos. Em 1985 assumiu o lugar de Diretor do Departamento de Estrangeiros e, mais tarde, de administrador executivo do Instituto Emissor de Macau (atual Autoridade Monetária), regressando ao Banco Central, em 1989, como diretor adjunto do Departamento de Estrangeiros, tornando-se Diretor em 1993. 

Entre 1989 e 1994 foi membro do Subcomité de Política Cambial do Comité de Governadores dos Bancos Centrais da Comunidade Europeia. Em 1994, entrou para o Ministério das Finanças, onde assumiu os cargos de Diretor-geral do Tesouro, Presidente da Junta do Crédito Público e membro do Comité Monetário Europeu. 

Em 1996, fundou o IGCP (Instituto de Gestão do Crédito Público), tornando-se o seu primeiro Presidente. Em 2000, assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços SA, onde se manteve até julho de 2014, quando foi convidado para a presidência do Banco Espírito Santo. 

Transitou, depois, para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Novo Banco, entidade que sucedeu ao BES.  Em 13 de setembro de 2014, anunciou a intenção de renunciar aos cargos. 

Foi ainda presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), entre maio de 2006 e abril de 2008, e membro do Conselho de Administração da GALP Energia, de abril de 2012 a julho de 2014. 

Foi nomeado, em dezembro de 2009 , membro do Conselho de Estado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Renunciou ao mandato em julho de 2014 mas voltou a ser nomeado por Cavaco Silva para o Conselho de Estado em janeiro último.

Vítor Bento é professor convidado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. 

Polémico, Vítor Bento interrogava-se, num recente ensaio, sobre a forma de conciliar a necessidade de ajustamento das finanças públicas de cada País com a necessidade de promover a procura interna no conjunto da zona euro, defendendo um maior orçamento  federal, com capacidade de endividamento da própria União e a reconciliação de alguns excessos de endividamento público individuais com um endividamento globalmente sustentável de toda a zona euro. Preconizava, ainda,  no mesmo trabalho  a federalização dos subsídios de desemprego.

Vitor Bento tem obra publicada, com relevo para “Os Estados Nacionais e a Economia Global”, “Perceber a Crise para Encontrar o Caminho”, “O Nó Cego da Economia”, “Economia, Moral e Política” e, mais recentemente, “Euro forte, Euro fraco – Duas culturas, uma moeda. Um convívio (im)possível?”. 

É esta personalidade, frontal e de espírito independente , que estará na Sala da Biblioteca do Grémio  para uma reflexão connosco em voz alta. A não perder.

 

Preço: 30€

Inscrições: 213466722 ou tferreiragomes@cnc.pt

Subscreva a nossa newsletter