Notícias

JANTAR DEBATE :: “PORTUGAL PÓS-TROIKA: QUE MOEDA, QUE ECONOMIA, QUE FUTURO?”

Prossegue em 27 de novembro, tendo Augusto Mateus como orador convidado, o novo ciclo de jantares-debate promovido pelo  Clube Português de Imprensa, o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, subordinado ao tema “Portugal pós-troika: que Moeda, que Economia, que Futuro?“.

Os jantares-debate, com periodicidade mensal, decorrem na Sala da Biblioteca do Grémio Literário.

Antigo ministro da Economia, Augusto Mateus obteve a sua licenciatura pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), da Universidade Técnica de Lisboa, desenvolvendo uma intensa atividade como académico, investigador e consultor de numerosas instituições e agências, nacionais e estrangeiras.

Professor Catedrático convidado do ISEG, tem colaborado com outras Universidades e instituições de ensino superior como, nomeadamente, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL), a Universidade da Beira Interior, o Instituto Nacional de Administração e as Faculdades de Economia das Universidades do Porto e de Coimbra.
Investigador e consultor na área da macroeconomia, da política económica, da competitividade industrial, da estratégia empresarial, da avaliação de programas e políticas de desenvolvimento, Augusto Mateus é autor e coordenador de vários e importantes estudos já publicados.
Um dos mais recentes –  “25 anos de Portugal Europeu” – é um retrato aprofundado sobre as realidades do País, o positivo e o negativo do caminho percorrido, enquanto membro da União Europeia.
Na apresentação desse estudo, que  coordenou, em maio do ano passado, Augusto Mateus declarou com desassombro: “Este estudo visa fazer um balanço daquilo que poderia ter sido outra coisa, mas que foi um semifalhanço. Fizemos coisas muito bem feitas, vivemos melhor, mas cansámo-nos a meio do caminho. Perdemos força”.
Já este ano e na apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região de Coimbra 2014-2020, Augusto Mateus voltou a ser frontal ao criticar que o País “não se pode queixar do envelhecimento da população. Um país que se queixa do envelhecimento é um país sem futuro”, enfatizando que “não faz sentido” Portugal lamentar-se por a sua população ter “ganho 15 anos de vida”.
É este estudioso, temperado no rigor das coisas, que aceitou o convite para intervir  no novo ciclo de jantares-debate, promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário,   “Portugal pós-Troika: que Moeda, que Economia, que Futuro”. Uma reflexão em direto a não  perder. 

Preço: 30€

Inscrições: 213466722 ou tferreiragomes@cnc.pt

Subscreva a nossa newsletter