Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

André Uerba

Artes Visuais & Performance

André Uerba by Daniel Melim

André Uerba (1983* Lisboa) vive em Berlim onde frequentou o Mestrado em Artes, “Solo/Dance/Authorship” na Universität der Künste Berlin (2013-2015). Estudou Design de Comunicação na Escola António Arroio e depois de uma curta passagem pela Escola Superior de Teatro e Cinema estudou Fotografia Avançada no Ar.co (Centro de Arte e Comunicação Visual), no qual foi bolseiro (Bolsa José de Guimarães) em 2010. Em 2011 participou nos “Encontros Rumo”, um laboratório para jovens coreógrafos orientado por Vera Mantero e Miguel Pereira. No mesmo ano obteve uma bolsa de estágio na Galeria Sparwasser HQ (Berlim) através do programa Inov-art, e em 2013 recebeu do Centro Nacional de Cultura a bolsa jovens criadores.

Desenvolve projetos colaborativos e a solo que cruzam as artes visuais e as artes performativas, exemplo disso é a performance/instalação “Terrarium” apresentada em Portugal e Alemanha. Trabalhou como Intérprete com Carlota Lagido, Clement Layes, Felix Ruckert, Karnart, Rafael Alvarez, Sílvia Pinto Coelho, Willi Dorner, Miguel Pereira entre outros. Desde 2011 que trabalha como colaborador artístico e coordenador de grupo na peça "Atlas", e também como intérprete e assistente na peça "sexyMF" - ambas as peças da dupla Ana Borralho & João Galante. Participou ainda em workshops e masterclasses orientados por Cláudia Dias, Frédéric Gies, Meg Stuart, Miguel Moreira, Ming Wong, Vera Mantero, André Lepecki, Vladimir Miller e Erwin Wurm.

E-mail: andre.uerba@gmail.com

www.andreuerba.com

Edição: 26 de fevereiro de 2018