Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

CAMINHO DO TEJO

O início deste Caminho é em Lisboa, no Parque das Nações, e está sinalizado com um marco colocado poucos metros a Sul da grande pala do pavilhão de Portugal conhecida por “Pala do Siza”. Nele se encontra o logo dos Caminhos de Fátima e a primeira das setas azuis que ao longo do Caminho, indicam a direcção de Fátima.
O peregrino também encontrará ao longo do Caminho marcos mais pequenos que o inicial mas com as mesmas indicações. Porque este Caminho também é um Caminho para Santiago, no marco inicial está o logo dos Caminhos para Santiago e também a seta amarela que indica essa direcção.
Até Santarém o Caminho é comum mas a partir daí o peregrino poderá optar em seguir para Fátima, e de Fátima, se o desejar, prosseguir para Santiago ou, se não estiver interessado em ir por Fátima, ir por Tomar por onde passa o caminho medieval. Ambos os Caminhos voltam a coincidir num único, próximo de Ansião. 
A Associação dos Amigos dos Caminhos de Fátima identificou e sinalizou dois ramais: o da Merceana que entronca no caminho do Tejo em Vila Nova da Rainha e o ramal de Arranhol que nele entronca junto à Vala do Carregado.
Este Caminho para Santiago, também conhecido por Caminho Português Central, está sinalizado em Lisboa desde a Igreja de Santiago, em Alfama. A distância de Lisboa a Fátima é de 141 km e de Fátima a Santiago é de 465 km.
Ao longo de todo o Caminho, há muitas possibilidades de alojamento.

Consulte:


As marcações dos Caminhos de Fátima contam com o apoio do Grupo CIN