Notícias

PORTUGAL VENCE 2 PRÉMIOS DO PATRIMÓNIO CULTURAL / EUROPA NOSTRA

Percurso histórico das Linhas de Torres Vedras e o Programa radiofónico «Encontros com o património»

Anunciados os vencedores do Prémio do Património Cultural da União Europeia | Prémios Europa Nostra 2014

2 projetos de Portugal seleccionados
 

Haia / Bruxelas, 20 Março – Os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra de 2014 são anunciados hoje pela Comissão Europeia e a organização Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura. Os 27 vencedores, selecionados entre 160 projetos nomeados provenientes de 30 países, são homenageados pelas suas realizações em quatro domínios: conservação; investigação; contribuições exemplares; educação, formação e sensibilização. Por entre os premiados encontram-se dois projetos portugueses: o programa de rádio “Encontros com o Património”, apresentado pela Direção-Geral do Património Cultural e o projeto “Rota Histórica das Linhas de Torres”, candidatado pela Câmara Municipal de Loures (VER MAIS INFORMAÇÃO NA LISTA ABAIXO).

 

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 5 de maio, no Burgtheater de Viena, sob o patrocínio do Presidente da Áustria, Heinz Fischer. Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e Plácido Domingo, cantor de ópera e Presidente da Europa Nostra, apresentarão conjuntamente os prémios. Seis dos projetos vencedores serão galardoados com o Grande Prémio, recebendo 10 000 euros cada, e um será proclamado vencedor do «Prémio do Público», com base numa votação em linha conduzida pela Europa Nostra. Além de celebrar a excelência do trabalho no domínio do património cultural, o prémio da UE visa promover competências e normas de elevada qualidade no plano da conservação.

«Gostaria de felicitar calorosamente os vencedores deste ano e as respetivas equipas, cuja paixão e dedicação são tão inspiradoras. O património da Europa é um dos nossos bens mais preciosos. Cria pontes entre o passado e presente, estimula o crescimento, promove a inclusão social e atrai turismo. Mas muitas destas obras de arte e testemunhos da criatividade humana, que transmitiram beleza através dos séculos, estão cada vez mais frágeis. A sua sobrevivência depende de investimentos a longo prazo na preservação e manutenção. Apraz-me registar que o novo programa «Europa Criativa» continuará a apoiar o prémio, bem como muitas outras iniciativas transnacionais, e que o património cultural continuará a beneficiar de um importante volume de financiamento da UE proveniente de diversas fontes, incluindo os fundos regionais e a investigação», declarou a Comissária Vassiliou.

«As realizações deste ano demonstram que, mesmo em circunstâncias económicas difíceis, os projetos de conservação do património podem mobilizar pessoas talentosas e entusiastas e reunir o apoio de fontes públicas e privadas. Graças às suas competências, empenhamento e generosidade, foi possível revitalizar numerosos locais de interesse histórico e embelezar e enriquecer a vida de muitas pessoas. Espero que a nossa parceria com a Comissão Europeia continue a crescer em termos de força e de impacto, divulgando ainda em maior escala a excelência europeia no domínio do património cultural», acrescentou Plácido Domingo.

 

Contactos:

 

Centro Nacional de Cultura – Teresa Tamen – ttamen@cnc.pt – 21 346 67 22

Projeto “Encontros com o Património” – Dra. Deolinda Folgado  – ddci@dgpc.pt

Projeto “Rota histórica das Linhas de Torres” – Dra. Filipa Silva –  filipasilva@cm-tvedras.p

 

Dennis Abbott  (+32 2 295 92 58)

Dina Avraam  (+32 2 295 96 67)

Elena Bianchi (+31 70 302 40 58), Twitter: @europanostra  

Joana Pinheiro (+31 70 302 40 55)

 

Para o público em geral: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail

Vencedores de 2014 (lista alfabética por país)

 

Categoria 1 — Conservação

Biblioteca Bardensis, Barth, ALEMANHA

Museu Horta, Bruxelas, BÉLGICA

– Casa da Cooperação: Centro Educativo na zona tampão de Nicósia, CHIPRE

– Programa de cooperativas vinícolas, Catalunha, ESPANHA

– Paisagem histórica dos olivais milenares de El Sénia, ESPANHA

– Ponte romana, Porta da ponte, Torre Calahorra e zonas circundantes, Córdova, ESPANHA

– Basílica Palladiana, Vicenza, ITÁLIA

– Teatro Sociale, Bergamo, ITÁLIA

– Casas Walser: Preservação da arquitetura vernacular em Alagna Valsesia, ITÁLIA

– Hovelsrud Villa, Ilha Helgøya, Nes på Hedmarken, NORUEGA

– Percurso histórico das Linhas de Torres Vedras, Lisboa, PORTUGAL

– Abbotsford: casa de Sir Walter Scott, Melrose, REINO UNIDO

– Frescos do século XVII da igreja de Dragomirna, ROMÉNIA

 

Categoria 2 — Investigação

– Van Dyck em Espanha, Madrid, ESPANHA

– Construção romana abobadada no Peloponeso, GRÉCIA

– Jardins do Castelo de Transilvânia, Budapeste, HUNGRIA

 

Categoria 3 — Contribuição exemplar

– Gustav Klimt Memorial Society, Viena, ÁUSTRIA

 Associação «Kempens Landschap», Putte, BÉLGICA

– Associação Iubilantes, Como, ITÁLIA

 

Categoria 4 — Educação, formação e sensibilização

– Património Cultural sem Fronteiras – Campos Regionais de Restauro, Tirana, ALBÂNIA

– Passage: From a Rusty City to a New Miskolc, HUNGRIA

– O caso Coen, Hoorn, PAÍSES BAIXOS

– Programa radiofónico «Encontros com o património», Lisboa, PORTUGAL

– Shaping 24: Promoção do património em Norwich e Gand, REINO UNIDO e BÉLGICA

 

Será igualmente atribuído um prémio Europa Nostra a projetos de dois países europeus que não participam no Programa «Cultura» da UE (2007-2013):

 

– Conservação – Salas de ágata em Pushkin, São Petersburgo, RÚSSIA

– Investigação- Arquitetura sacra do século VII no sul do Cáucaso, Moscovo, RÚSSIA

– Conservação – Barcos a vapor da Belle Époque no lago de Genebra, Lausana, SUÍÇA

 

 

Contexto

Os vencedores do Prémio do Património Cultural da UE | Prémios Europa Nostra deste ano vêm juntar-se aos 360 laureados reconhecidos pela Comissão Europeia e pela Fundação Europa Nostra desde 2002. Júris especializados constituídos por peritos independentes de toda a Europa avaliam os projetos nomeados em quatro categorias de prémios — conservação, investigação, contribuições exemplares e educação, formação e sensibilização. Todos os vencedores recebem uma placa ou um troféu. Os seis vencedores do «Grande Prémio» receberão além disso 10 000 euros cada.

Os prémios são apoiados pelo Programa «Cultura» da UE, que investiu perto de 40 milhões de euros no cofinanciamento de projetos dedicados ao património entre 2007 e 2013. Outros programas da UE proporcionam igualmente apoio: no mesmo período, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional concedeu 6 000 milhões de euros para a proteção e preservação do património cultural, o desenvolvimento das infraestruturas culturais e o apoio de serviços culturais como a formação profissional e o ensino das artes e do património. Desde 1998, foram ainda disponibilizados 150 milhões de euros adicionais no âmbito dos programas da UE para a investigação e o desenvolvimento tecnológico.

O novo programa Europa Criativa, dotado de um orçamento de quase 1,5 mil milhões de euros para os próximos sete anos (9% mais do que os níveis precedentes), continuará a apoiar projetos de cooperação transnacional no domínio do património.

Para além do seu valor intrínseco, o património cultural dá um contributo significativo para o crescimento e a criação de emprego. Estima-se que as despesas com a conservação do património cultural pelas entidades públicas e privadas ascendam a 5 mil milhões de euros por ano. Os dados, publicados pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), mostram que 40 % do turismo mundial tem uma dimensão cultural. O património cultural é também um recurso crucial para o desenvolvimento sustentável e a coesão social.

Europa Nostra – a voz do património cultural na Europa- é um movimento de cidadãos de dimensão crescente que promove a defesa do património cultural e natural da Europa. Com a sua vasta rede pan-europeia de membros (organizações e pessoas singulares), associados e parceiros, a Europa Nostra é um grupo de pressão extremamente influente no domínio do património cultural. A organização luta igualmente pela salvaguarda de monumentos, locais e paisagens em perigo. Em 2013, a Europa Nostra celebrou o seu 50.º aniversário.

A cerimónia de entrega de prémios de 2014, em Viena, faz parte do Congresso Europeu do Património anual organizado pela Europa Nostra, que terá lugar sob o patrocínio do Presidente da Áustria, Heinz Fischer. A Comissão Europeia, a sua representação na Áustria, o ministério federal austríaco das Artes e Cultura, a Fundação Fürst Liechtenstein, a Fundação Erste e o operador público de radiodifusão austríaco ORF contam-se entre os parceiros do Congresso de 2014.

 

Informações adicionais

Apresentações de cada projeto vencedor: fotografias, vídeos

Comissão Europeia: Cultura

Sítio Web de Androulla Vassiliou

Siga Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU

Subscreva a nossa newsletter