Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

70 ANOS DE VIDA!

O Centro Nacional de Cultura comemora o seu 70º aniversário!

Desde 13 de maio de 1945 até aos nossos dias houve um longo caminho percorrido. Afonso Botelho, António Seabra e Gastão da Cunha Ferreira fundaram o CNC como ponto de encontro e de reflexão. Criado como um “clube de intelectuais” para o debate de ideias, o projecto de um grupo de monárquicos com o objectivo da “defesa de uma cultura livre” evoluiu, ao longo dos anos 50 e 60, no sentido de criar um fórum democrático e, no final da década de 70, já depois do 25 de Abril de 1974, iniciou, sob o impulso de uma nova equipa, uma fase com actividades muito variadas e dirigidas a um público diverso.

No passado dia 13 de maio de 2014, iniciaram-se as comemorações do 70º aniversário com um dia de Portas Abertas, convidando os sócios e amigos a visitarem a Sede do CNC e a assistir à sessão aberta do curso de Guilherme d’Oliveira Martins “Cultura portuguesa - Grandes Tendências”, nesse dia dedicada à história do CNC e com um convidado especial, José-Augusto França.

Em 3 de Junho de 2015, teve lugar no Auditório do Museu do Oriente a Gala 70 Anos de Cultura, com a presença de António Chaínho e Kátia Guerreiro, a evocação da Casa da Comédia e de Fernando Amado através da representação de excertos de “O Marinheiro” de Fernando Pessoa, por Glória de Matos, João d’Ávila e Isabel Ruth e ainda evocações de António Alçada Baptista e Helena Vaz da Silva. Alberto Vaz da Silva e Gonçalo Ribeiro Telles foram agraciados com a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Secretário de Estado da Cultura.

O programa da TSF Encontros com o Património, da responsabilidade do jornalista Manuel Vilas-Boas, dedicou uma emissão ao Centro Nacional de Cultura, por ocasião do nosso 70º aniversário. Foram convidados Guilherme de Oliveira Martins, Anísio Franco, Maria Calado e Marcos Soromenho. Oiça aqui.

Ao longo do ano de 2015 decorrem várias campanhas promocionais:

- Guias da série PORTUGAL E O MUNDO – o futuro do passado (20% de desconto + oferta dos dois últimos números na compra da colecção). >> Saiba mais aqui.

- Serigrafias com descontos a partir de 70€. >> Saiba mais aqui. 

Edição: 19 de janeiro de 2015