Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Projetos especiais

 

CULTURA SOLIDÁRIA

  • Os Nós e os Laços

Destinado a promover ações de Animação Cultural nos Centros de Dia e Lares da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este projeto, intitulado Os Nós e os Laços, foi apresentado por altura do lançamento do site dedicado a António Alçada Baptista com o apoio do Montepio, sendo através deste que todos os interessados em participar nestas ações como voluntários na área cultural se podem inscrever.

  • Chiado, Chiadinho

Ateliers infantis para crianças do 1º ciclo do ensino básico, em escolas com necessidade de intervenção prioritária.

Pretende-se promover a interligação de várias artes (património, leitura, escrita, ilustração) para que seja potenciada a expressividade e a criatividade destas crianças e para que a vivência e o contacto com estas realidades lhes permita um melhor desenvolvimento da sensibilidade.

Apoio: Montepio

  • Ver pela Arte

Foi lançado no ano letivo de 2014/2015 o programa VER PELA ARTE, que possibilita a aprendizagem de música por alunos com deficiência visual. O projeto é coordenado pelo Centro Nacional de Cultura e visa a aprendizagem musical integrada de crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos com deficiência visual numa Escola de Música, incluindo, na pratica pedagógica, Formação Musical, Cultura Musical, História da Música e Cultura das Artes, Instrumento, Musicografia Braille e Classe de Conjunto.

Apoio: Montepio

DISQUIET - Programa Literário Internacional em Lisboa
O Centro Nacional de Cultura associa-se pelo quinto ano consecutivo ao projeto “DISQUIET”, promovido pela DZANK BOOKS para a vinda de um grupo de escritores norte-americanos a Lisboa para uma Universidade de verão. Durante duas semanas, os participantes terão ocasião de se encontrar com personalidades da cultura lusófona, nomeadamente escritores.

Parceria com a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento


ESPÓLIO DE EDUARDO LOURENÇO, PÁGINA OFICIAL E OBRAS COMPLETAS DESTE AUTOR

O Centro Nacional de Cultura, com o apoio da Fundação EDP, está envolvido, desde 2008, no projeto de inventariação e catalogação do espólio de Eduardo Lourenço, na Biblioteca Nacional de Portugal e coordena o site ww.eduardolourenco.com.

A partir de 2017, passará igualmente a coordenar o projeto das suas Obras Completas, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

EXPOSIÇÃO GRAÇA MORAIS – AS IMAGENS E AS PALAVRAS

Em articulação com a Pintora Graça Morais e com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Nacional de Cultura propôs a organização do material para uma exposição dedicada à colaboração da Pintora com escritores. Desta mostra farão parte trabalhos de Pintura, extratos de textos, livros, fotografias. Será publicado um livro/catálogo e organizado um ciclo de conferências.

Inauguração: Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian, Paris 30 de maio de 2017

FESTA NO CHIADO 2017

Entre 20 e 27 de maio de 2017 terá lugar a 21ª edição da Festa no Chiado, que conta com um cada vez maior número de parceiros e de iniciativas. Muitas propostas serão apresentadas para a semana da Festa, com o objetivo de animar este bairro lisboeta, envolvendo museus, galerias, livrarias, o comércio, as associações, os clubes, os restaurantes e muitas instituições.

Apoio: Câmara Municipal de Lisboa

POEMS FROM THE PORTUGUESE

O CNC, em colaboração com Ana Hudson, lançou e mantem desde 2011, o site www.poemsfromtheportuguese.org, com o objetivo de dar a conhecer a novos leitores, nomeadamente ao público anglo-saxónico, poetas portugueses traduzidos para a língua inglesa. Ao fim de três anos de existência, conta já com 59 poetas que publicaram poesia no século XXI.

PRÉMIO EUROPEU HELENA VAZ DA SILVA 2017

Prémio de consagração, anual (desde 2013), promovido pelo Centro Nacional de Cultura com a colaboração da Europa Nostra com o objetivo de reconhecer e premiar a excelência de trabalhos na área da Cultura e do Património, promovendo a criação jornalística e incentivando a uma melhor qualidade no tratamento de informação cultural, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural contribui apara uma cidadania mais ativa, informada e responsável.
As candidaturas são selecionadas opor um júri internacional.

Entrega do prémio 2017: Outubro

Apoios: Turismo de Portugal e Fundação Calouste Gulbenkian

PORTUGAL VISTO POR ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS

O Centro Nacional de Cultura recolhe a opinião de escritores estrangeiros sobre Lisboa, nomeadamente os que participam no Disquiet e os distinguidos com o Prémio HVS, tendo em vista o desenvolvimento de um projeto mais amplo sobre esta temática em Portugal.

ROTEIROS TURÍSTICOS DO PATRIMÓNIO MUNDIAL

Dando continuidade a este projeto especial encomendado pelo Turismo de Portugal, no âmbito do qual já foram concretizados os roteiros relativos a Portugal continental, o CNC vai produzir em 2017 os Roteiros do Património Mundial nos Açores e na Madeira.