Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Viagens Internacionais

  • Ciclo Os Portugueses ao encontro da sua História 2018

África Oriental: Tanzânia e Moçambique - CANCELADA
25 de agosto a 8 de setembro
Nas viagens deste ciclo, o CNC procura ir ao encontro dos vestígios deixados pelos portugueses dos séculos XVII e XVIII pelo mundo fora realizando na atualidade novas formas de relacionamento com base nessa história comum. Em 2018, propõe-se uma viagem à Tanzânia e a Moçambique, uma vez mais em parceria com o CHAM - Centro de Humanidades (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores), contando com o acompanhamento do especialista para a herança portuguesa, Professor João Paulo Oliveira e Costa.

Trata-se de uma viagem focada no legado português dos séculos XVI e XVII, com visita a Zanzibar e Quiloa, na Tanzânia e à Ilha de Moçambique, Vila de Sena e as cidades da Beira e Maputo.

Malta - 9 a 14 de novembro, com Anísio Franco
No âmbito do ciclo de viagens “Os portugueses ao encontro da sua História” o Centro Nacional de Cultura está a organizar uma viagem a Malta entre 9 e 14 de novembro e conta com o Dr. Anísio Franco como guia.
Como habitualmente nestas viagens, a presença portuguesa na ilha de Malta será o tema principal das visitas em Valletta, Floriana, Mdina e Rabat, mas não deixaremos de conhecer a programação de Valletta 2018, capital europeia da cultura.
O programa completo estará brevemente aqui disponível.

  • Itinerários internacionais

Viagem / Peregrinação por mar a Santiago de Compostela.

A realizar a bordo do veleiro Santa Maria Manuela, com a colaboração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, esta viagem destina-se a viajantes marítimos e também ao público interessado em Turismo Religioso. (datas a anunciar)

 

:: Parceria CNC / Tryart

O Samurai Negro - Japão, 18 a 30 de janeiro, com João Paulo Oliveira e Costa

Os romances O Samurai Negro e O Xogum constituem as duas primeiras partes de uma saga de duas famílias, uma de mestiços luso-japoneses fixada em Nagasaki e outra italiana, estabelecida em Roma. O romance baseia-se na História da presença portuguesa no Japão que se prolongou de 1543 a 1639. Ao longo desta viagem iremos visitar muitos dos locais referidos nos romances.


Os Grandes Pintores do Sul de França - Nice, Antibes e Provence, 24 a 28 de abril, com Pierre Léglise-Costa

Passear pela Provença e pela Côte d’Azur tendo como objetivo a visita a alguns dos pintores mais famosos entre o fim do século XIX e o século XX que lá se estabelece­ram, é ocasião para admirar as obras de arte e, ao mesmo tempo, tentar entender o que os atraiu naquelas paisagens, naquela luz, naquelas cores.


Palladio e o Veneto - Itália, 10 a 15 de setembro, com Anísio Franco

A figura do arquiteto Andrea Palladio serve-nos de pretexto para organizar um passeio à região do Veneto. As obras deste artista são de tal modo fascinantes, que lograram ganhar um lugar único na história da arte ocidental de forma que até se atribui o nome do arquiteto a um estilo de edificações.

A Alma e História da Rússia - Rússia, 20 de setembro a 1 de outubro, com João Paulo Oliveira e Costa

Para descobrir a alma russa não basta visitar as duas cidades mais emblemáticas e mais recentes capitais. É preciso percorrer outras regiões, ao longo dos rios que sempre foram os eixos construtivos do país e da sua civilização. Viajaremos, por isso, primeiro de Moscovo até Astrakhan e numa segunda viagem de São Petersburgo até Kiev.


Picasso em Espanha - Madrid, Barcelona e Málaga, com Pierre Léglise-Costa   [datas a anunciar]

A personalidade de Picasso domina a vida artística da primeira metade do século XX e bem além. Nenhum artista, digamos, desde Michelangelo, espantou, subjugou, criou polémica e incomparável admiração como Picasso. A sua obra - abrangendo todas as técnicas e disciplinas: pintura, desenho, cerâmica, gravura, escultura, tapeçaria - foi antecipadora e determinante para a história das artes.


Edição: 17 de março de 2014