Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Paulo Perfeito

Bolseiro Música 1999 / 2000

Paulo Perfeito, nascido no Porto em 1974.

Diploma de Master of Music with Full Academic Honors obtido no New England Conservatory com Bob Brookmeyer, assim como o de Bachelor of Music, Summa Cum Laude obtido na Berklee College of Music.
Foi ainda aluno do Conservatório de Musica do Porto e da Escola de Jazz do Porto.
Foi bolseiro da Berklee College of Music, New England Conservatory, NEC-Beneficient Society e Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento. Foi premiado consecutivamente em 1999/2000 e 2000/2001 com a bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura.
Em 2001 recebeu o Herb Pomeroy Award for Outstanding Jazz Composer and Arranger.

Exerceu em 1998/1999 a função de professor de Trombone e Improvisação na Escola de Jazz do Porto.
Integrou a orquestra residente do Casino Solverde e os projectos Corleone's, Just Soul Orchestra e Heritage Big Band. Colabora diariamente com a RTP.
É membro fundador da Orquestra de Jazz de Matosinhos orientada pelos pianistas Pedro Guedes e Carlos Azevedo com quem actuou nos principais Festivais de Jazz do país ao lado de nomes como Ingrid Jansen, Bob Berg, Conrad Herwig, Carla Bley, Steve Swallow, Gary Valente, Rick Margitza, Chris Cheek, Rich Perry e Mark Turner.
Participação no CD "A Lenda" de Carlos Azevedo.
Já efectuou reforços no Remix Ensemble-Casa da Musica sob a direcção de Stefan Ashbury
Compôs em 2002 quatro arranjos para Big Band e voz a convite do Festival de Jazz do Funchal.
Foi Director Musical e Maestro da Orquestra Juvenil do Centro – Ministério da Cultura.
Trabalhou no projecto Jacinta Canta Monk orquestrando o reportório deste compositor para a Orquestra Filarmonía das Beiras e Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Em 2003 inicia as funções de professor de Analise, Arranjos e Composição no departamento de Jazz na Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto.
Apresenta-se com o Sexteto Paulo Perfeito no festival Matosinhos em Jazz’2003 e no Festival de Jazz de Guimarães 2004 dirigindo uma composição sua encomendada pela Orquestra de Jazz de Matosinhos.
A pedido do Tubista Sérgio Carolino compõe uma peça para duo de Tubas com Bateria que veio a ser estreada na 2004 International Tuba and Euphonium Conference em Budapeste, tendo já em 2005 escrito mais três composições para este músico. Estas composições são distribuídas pela editora Suissa BIM que o tem considerado Paulo Perfeito como o compositor do mês ininterruptamente desde Outubro de 2007.
Em 2005 teve o privilégio de compor para a prestigiada Netherlands Metropole Orchestra dirigida por Vince Mendoza.
Em 2006 Paulo compõe a Bodhi Suite, uma encomenda do Festival de Jazz do Porto, que deu origem ao álbum com o mesmo nome. Este álbum faz parte do seu projecto de estreia com a editora americana ArtistShare. Já em 2007 a Bodhi Suite foi apresentada na Festa do Jazz no São Luiz assim como uma composição original intitulada Origin encomendada e executada pelo ensemble residente.
Em finais de 2007, nas qualidades de trombonista e compositor, integra a European Movement Jazz Orchestra que apresenta duas obras suas no encerramento da presidência Portuguesa da União Europeia no auditório do Centro Cultural de Belém.
No ano de 2008 assume a direcção pedagógica do Serviço de Musica da Escola de Artes de Sines com a funcao acrescida de criar um curriculo academico inovador, contextualizado com as exigencias do mercado musical contemporaneo e esteticamente transversal.


E-MAIL: jazzmaniac@netcabo.pt 
www.pauloperfeito.com 
http://www.myspace.com/pauloperfeito