Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Paula Diogo

Bolseira de Teatro 2006
copyrightritadelille_52

Nasceu em Lisboa a 5 de Outubro de 1977

Bacharelato pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – variante Português e Espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Foi co-fundadora do colectivo Teatro Praga (1995/08), da TRUTA em 2003 e da Produtora Pato Profissional Lda em 2003. Nestas estruturas desenvolveu um trabalho regular como criadora e produtora.

Trabalhou até à data com os seguintes criadores e companhias: Antonio Catalano (IT/Casa degli Alfieri), Madalena Victorino (PT), Nuno Carinhas (PT), Rogério de Carvalho (PT), Lúcia Sigalho e Sensurround (PT), Letizia Quintavala e Flavia Armenzoni (IT/ Teatro delle Briciolle), Antonio Latella (IT/Projecto Thierry Salmon/NTN), João Pedro Vaz/Assédio (PT), Teatro Meridional (PT), Teatro da Garagem (PT), Artistas Unidos (PT), Cão Solteiro (PT), Alexander Kelly (UK/Third Angel), Gonçalo Amorim (PT), Clementine Baert (FR), Martim Pedroso/Materiais Diversos (PT), João Garcia Miguel (PT), Alain Fourneau/Les Bernardines (FR), Tiago Rodrigues/Mundo Perfeito (PT), Foguetes Maravilha (BR) e Alfredo Martins/Teatro Meia Volta (PT)

Em 2004 foi distinguida pelo Clube Português de Artes e Ideias com o Prémio Teatro na Década-Melhor actriz pelo desempenho no espectáculo “Private Lives”, uma co-criação do Teatro Praga.

Em 2006 torna-se bolseira do Centro Nacional de Cultura o que lhe permite assistir ao processo criativo do grupo Gob Squad (UK/DE) em Berlim.

No mesmo ano é convidada pelo coreógrafo Rui Horta a participar como artista convidada no COLINA-Colaboration in Arts, em Aarhus na Dinamarca.

Ainda em 2006 participa na Ecole de Mâitres – Projecto Thierry Salmon na qual conhece o encenador Antonio Latella.

Em 2007 frequenta o Curso de Encenação do Programa Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pelo Companhia inglesa Third Angel.

Ainda em 2007 desenvolve a apresenta o dueto "Off The White" fruto da colaboração com Alexander Kelly/Third Angel.

Em 2008 é convidada por Mark Deputter a participar nos Encontros Alkantara 2008 para jovens artistas e criticos.

Em 2009 é uma das actrizes convidadas na apresentação em Lisboa do espectáculo “L’éffect de Serge” de Philiphe Quesne e Vivarium Studio apresentado na Culturgest.

Em 2009 começa a desenvolver a Má-Criação, uma label associada à Produtora O Pato Profissional dedicada exclusivamente a projectos colaborativos na área da performance e teatro.

Em 2010 integra o grupo de encenadores residentes da direcção artística de Antonio Latella no Nuovo Teatro Nuovo em Nápoles, Itália e cria os espectáculos “Rosa Lux” e “Madame”.

Em 2012 participa como artista convidada no laboratório TRYANGLE em Dusseldorf, organizado pelo Espaço do Tempo, Theatre des Bernardines e Tanzhaus (Dusseldorf). No âmbito de um follow-up deste laboratório começa a desenvolver em 2013 o projecto TryRomance em Dusseldorf, Marselha e Lisboa em parceria com Cláudia Gaiolas, Gui Garrido e Jan Machacek.

Em 2013 cria “Noites Brancas” com Mónica Calle e Sofia Dinger a convite de Mark Depputer para o Teatro Maria Matos.

Neste momento continua a participar como intérprete e criadora em projectos de colaboração na área do teatro e performance em Portugal, França e Itália.

Trabalha pontualmente como formadora em grupos universitários como o CITAC e GTN.



E-MAIL: arabstrab@hotmail.com