Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Patrícia Bateira

Bolseira Artes Visuais - 2000/01

Autora e realizadora das curtas-metragens de ficção Um Funeral Simples, Frequent Traveller (adquirida pelo Canal+, Canal Overseas Africa e pela distribuidora Norte-Americana Wolve Video), Pollen (prémio melhor ficção no Festival Ovarvídeo) e Stigma. É a autora e realizadora dos documentários I Don't Want to Die Without Seeing the Colour of Spring, Crónica de Um País Nascente e Indonésia - A Outra Face. Criou os vídeos Dois Rios curado por Luciana Fina, Tzzzt Tzzt , Hungry Eye, ecography of a heartbeat, The New Born, To Live or Let Die, Micro-Moon in Cancer e Alpha to Omega.

Sob o pseudónimo Natürlich compõe e interpreta as músicas de improvisação Nocturne der Romantiker für das unschichtbare Klavier (sob a direção musical de Vítor Rua), Symphonymphs, Give Guitars to People Not Weapons (Vol I and II) e Hokusai. Desenhou as instalações sonoras Two Sides for Every Story e Step-Up ambas apresentadas em Berlim e cria frequentemente música para cinema e vídeo. 

Desde 1995 que colabora com vários artistas em teatro, performance, dança e cinema. Trabalhou nos projetos premiados de Connie Walther, Silvia Firmino, Rui Xavier, Patrícia Portela e Pedro Sena Nunes. Como artista fez tournés com Antonio Carallo (Animal Skin-Let's Play) e Patricia Portela (Wasteband & Flatland Trilogy) em Portugal, Bélgica, Alemanha, Áustria, Grécia e Itália. 

Desde 2014 que colabora frequentemente com o Studio ? do Teatro Maxim Gorki em Berlim. As suas imagens fazem parte do vídeo de Benjamin Krieg para Winterreise, peça teatral do Exil Ensemble e de Yael Ronen (Prémio de Teatro Europeu 2017 para Novas Realidades da União Europeia) apresentada em dez cidades na Alemanha e na Suíça. O seu vídeo Kosmos2 faz parte da exposição a solo da artista Grada Kilomba 'Secrets to Tell '. 

Patrícia Bateira é membro da Pro Quote Film, da Associação de Realizadores BVRegie, da Associação de Artistas Profissionais LAFT-Berlin, da Iniciativa Neue Musik Berlin e divide o seu tempo entre Portugal e a Alemanha.

>> SITE 

Edição: 23 de fevereiro de 2018