Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Nuno Gil Jácome Santos

Teatro/Performance

Licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa em Formação de Actores/Encenadores em 2006. Frequentou também a Escola Superior de Musica e Artes do espectáculo do Porto (ESMAE) em 2000, Estudis de Teatre em Barcelona em 2001 e a Real Escuela Superior de Arte Dramático em Madrid (RESAD) onde finalizou a sua licenciatura em Interpretação Gestualem 2002/3. Em 2005 realiza o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica promovido pelo Fórum Dança, com os professores Vera Mantero, João Fiadeiro, Margarida Bettencourt e Emanuelle Huyn. Em 2006 participa no projecto Thierry Salmon, antiga École de Maitres, sob a orientação do encenador Pippo Delbono

Em 2002 é bolseiro da Fundação Oriente e do Kyoto Arts Centre (KAC) para estudar Teatro Noh e Dança Butoh em Kyoto, Japão, no mesmo ano integra a companhia de dança Shizuku, Tóquio, sob a direcção do bailarino e coreógrafo japonês Dakei. Parelelamente as estas actividades, frequenta os estúdios de dança Butoh de Kazuo Ohno e de Akiko Fujimoto.

Em 2004 ganha o prémio Jovens Criadores no âmbito de Teatro, promovido pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), para realizar uma investigação sobre o método de treino de actores Suzuki Method, na companhia SCOT, sob a orientação do seu próprio criador e director artístico Tadashi Suzuki.

Em 2005 recebe uma Menção Honrosa, Prémio da Crítica, atribuído ao elenco da peça “Luz na Cidade”, encenada por João Lourenço, Teatro Aberto.

Em 2008 recebe a Bolsa de Estudo e Investigação Teatral da Fundação Calouste Gulbenkian, para o estudar o modelo e o trabalho da directora artística da companhia Siti Company Anne Bogart, bem como a aprendizagem das matérias Método Suzuki e View Points, durante o período de um ano.

Como criador destaca as peças: Icarus para o Teatro Cervantes (2001), Parece una Tonteria, apresentado no Teatro Valle Inclán, Madrid (2003), co-criador do projecto teatral “Mínimo Múltiplo Comum” apresentado no Hospital Miguel Bombarda, e o projecto de dança “Show Off” apresentado no Rivoli Teatro Municipal, Porto (2005).

Trabalhou e recebeu formação com os seguintes encenadores, coreógrafos: João Mota, Álvaro Correia, Ulisses Cruz, João Fiadeiro, Carlos J. Pessoa, Roberta Carrieri, Akiko Fujimoto, Kazuo Ohno, Yoshito Ohno, Tadashi Suzuki, Ellen Lauren, Vera Mantero, Emannuele Huyn, Luis Miguel Cintra, Pippo Delbono, Diogo Infante, João Lourenço, Nuria Alkorta, Soledad Garre, Martim Pedroso, Emmanuel Demarcy Motta, Anne Bogart.  Representou nas cidades de Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Arnedo, Paris, Exmouth, Tokyo, Kyoto, Nápoles, Reims, Roma, Udine.

No cinema participou nos filmes Odete de João Pedro Rodrigues (2004), apresentado na Quinzaine de Realizateurs, Cannes 2005. 20,13 de Joaquim Leitão (2006), Instantes de Miguel Clara Vasconcelos e Efeitos Secundários de Paulo Rebelo.

E-MAIL: nunogil45@hotmail.com

http://www.facebook.com/people/Nuno-Gil/689930683

Edição: 04 de março de 2014