Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Marina Nabais

dança

Nasceu em Luanda, viveu no Rio de Janeiro, e em Amesterdão. Reside atualmente em Lisboa, onde desenvolve o seu trabalho artístico e pedagógico. Mestre em Artes Performativas - Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (2011/2013). Fez o Bacharelato na Escola Superior de Dança de Lisboa, no ramo de espetáculo (1992/1995) e um pós-graduação na School For New Dance Development em Amesterdão (1995/97). Em 1996 foi bolseira do Centro Nacional de Cultura. Tem o Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança de Lisboa (2006).

Em 2003 criou a menina dos meus olhos, associação cultural, e fez vários projetos de dança/teatro pela associação em co-criação com vários artistas até 2013.

Desde 2008, começou o seu percurso como coreógrafa com as seguintes peças:

AVESSO (2008), POR UM RIO ( 2011), NOTOCORDA (2012), O PESO DE UMA SEMENTE (2013)

Em Dezembro de 2013, nasce Marina Nabais Dança, associação cultural, onde começa a desenvolver o seu projeto artístico em nome próprio, com vários colaboradores de outras áreas artíscas e parcerias com diversas instituições.

Como intérprete tem trabalhado nas áreas de dança, teatro e vídeo: Francisco Pedro, Grupo de Dança de Almada, António Tavares, Nigel Charnock, Peter Michael-Dietz, Sofia Neuparth, Paula Varanda, Ana Borges, Eléonore Didier, Teatro "O Bando", Luís Castro, Lúcia Sigalho, Rogério Nuno Costa, Gonçalo C. Luz, Jeanne Waltz, Nuno Tudela, Aldara Bizarro e Stephan Jurgens.

Desenvolve paralelamente um trabalho pedagógico, de formação para profissionais e não profissionais na área da dança, abrangendo diferentes faixas etárias e públicos diversificados. Colaborações: Companhia de Dança de Almada; AMDA (Mértola), Lugar Presente (Viseu), Teatro Universitário do Minho (Braga), Fórum Dança (Lisboa), O Teatrão (Coimbra), Teatro Maria Matos (Lisboa), Museu do Douro (Peso da Régua), Teatro Viriato (Viseu), ArtemRede (vários locais), Conservatório Nacional de Lisboa.

E-MAIL: marinanabais@gmail.com

http://marinanabais.wix.com/marina-nabais-

Edição: 04 de março de 2014