Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Manuel Brás da Costa

Música 1995/1996

Graduado no Royal College of Music, Londres ( 1995-1998 ), participou nos concursos de canto Luísa Tody, Concurso Internacional de canto de Braila ( Roménia ),Concurso Internacional de canto de Chimay (Bruxelas).

 Foi laureado nos concursos Internacionais de canto  Graziella Schiutti Prize, Early Music Competition, e obteve o 2º lugar no  Keith Falkner Prize.

Manuel Brás da Costa apresenta-se como solista desde 1992, tendo efectuado uma série de concertos em Portugal, Inglaterra, Alemanha, França, Bélgica, África, India e Macau, sob direcção dos maestros Jorge Matta, João Paulo Santos, Leonardo de Barros, Cesario Costa, César Viana, Manuel Morais, João Paulo Janeiro; Ricardo Cangi, Kethil Haugsand, Paul Spicer, Ivan Moody,Joana Carneiro, Henrique Piloto, Nickolay Lalov, etc;

Participou em diversos festivais de música nacionais e internacionais . Ao longo da sua carreira desempenhou vários papeis que se notabilizaram : Orfeo em  La descente d’Orfée aux enfers- Charpentier,  Reset de Vasco Mendonça; Jesuíta no espectáculo Kaminari; Oberon em A Midsummer Nigt's Dream  de B. Britten, Britten Theatre- Londres; Endiminione - La Callisto de Cavalli, Britten Theatre- Londres;  Arsindo no Il Trionfo d'Amore de Francisco António de Almeida- C.C. de Belém  e Centro Cultural e de Congressos de Aveiro; Benjamin na ópera Nefertiti de  José Júlio Lopes- Teatro da Trindade; Castrato na peça de teatro A última Batalha,de Fernando Augusto- Teatro Aberto;Anjo da história na ópera Os dias levantados de António Pinho Vargas- Teatro Nacional de S. Carlos; Verão na peça de teatro O trionfo de Inverno de Gil Vicente- Teatro da Cornucópia; O Inverno de 45 de Michael Deutsh- Teatro da Trindade;

É membro dos agrupamentos de música antiga Capela Joanina, Birundum- Música Medieval e Renascentista, Os Segréis de Lisboa- Música Antiga, Escobar Ensemble- Música Profana e Religiosa Renascentista e San Simon- grupo especializado em Cantigas de Amigo, Escárnio e de Mal dizer.

Gravou discos de vilancicos e vilancetes de Escobar com o Escobar ensemble, Missa de Carlos Seixas com a Orquestra Barroca da Noruega, Canções medievais e renascentistas com o grupo Birundum, além de participações em gravações de música para orgão e canto acompanhado por João Vaz. No corrente ano vai ser lançado um disco de Cantigas de Amigo pelo grupo San Simon.

Além da sua actividade como cantor exerce actualmente a profissão de professor de Canto no Instituto Gregoriano de Lisboa,  ACT ( escola de actores ) e no CAL ( centro de Artes de lisboa ).
Tem realizado diversos workshops de Canto/ Voz- Faculdade Católica, Faculdade Moderna, Teatro da Trindade e Centro de Dança do Porto.
É director de voz/ professor de canto em várias peças de teatro.

Tem agendado para o corrente ano o papel de Narciso na Ópera Agrippina de Handel temporada de 2008/ 2009 no Teatro Nacional de S. Carlos, uma digressão ao Japão com os espectáculos Kaminari e Amar a Terra o papel de Ernst na Ópera Jerusalém de Vasco Mendonça na Culturgest, Orfeo em Orfeo ed Euridice de Glück, Orfeo em  La descente d’Orfée aux enfers- Charpentier, no Palácio de Mafra, bem como concertos no London Song Festival 2008/ 2009, Açores ,  Espanha,  Brasil, etc.

E-mail: manuelbrascosta@hotmail.com