Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Luís Morais

MÚSICA (VIOLINO)

Nascido em 1977, em Lisboa, com sete anos de idade recebeu as primeiras lições de violino de Helga-Marie Knava (Escola Superior de Música e Arte Dramática de Viena), após o que foi várias vezes premiado nos Concursos da Juventude Musical Portuguesa.
Entre 1994 e 2004, na Escola Superior de Música de Viena, na classe da Prof. Isidora Romanoff-Schwarzberg, tirou o curso de concertista daquele instrumento e, em Novembro de 2004, concluiu os seus estudos com classificação máxima, sendo-lhe então atribuído o grau académico de “Magister Artium”.Foi solista em inúmeros concertos, gravações e tournées e já tocou com orquestras e agrupamentos internacionais, sob a direccao de maestros como Ricardo Muti, Zubin Mehta, Arturo Tamayo, Gustavo Dudamel, entre outros. Participou também em cursos e Master-Classes com violinistas como Ernst Kovacic, Norbert Brainin (Amadeus Quartett), Charles Castleman (Eastman School USA), entre outros. Em 1998 passou a ser concertino da Bundesländer Philharmonie Wien e primeiro violino do Quarteto Arcadia (Quarteto Anthropos na altura), formação de cordas formada em parceria com colegas seus da Escola Superior de Música de Viena. Até Julho de 2000 foi bolseiro ( Bolsa “Marquesa do Cadaval”) do Ministério da Cultura português. Luis Morais é membro dos Ensembles Wiener Bachsolisten, Donau-Philharmonie Wien, Concilium Musicum Wien e do Ensemble Neue Streicher, com o qual gravou um CD, saído a público em 2006 para comemorações do Ano Mozart. Com a pianista Ana Cosme, formou, em 2005, o Duo Vienalis, que se tem apresentado em concertos na Áustria e em Portugal, efectuando, em Dezembro de 2007 e em Julho de 2008 gravacoes para a RDP (Antena 2).Luis Morais é actualmente professor das disciplinas de Violino e Música de Camara na Escola de Música "J.S.Bach"(representando esta escola internacionalmente em países como a India, Chile e Japao, dando Masterclasses como professor convidado) e no "Studio Allegria" em Viena. Projectos futuros incluem mais uma gravacao para a RDP em Marco de 2009, assim como uma producao de CD com a gravacao do concerto para violino e oboé de Bach.



E-MAIL: lmoraisvienna@gmail.com        

http://duovienalis.blogspot.com/

Edição: 04 de março de 2014