Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Elmano Sancho

Teatro e Cinema

CURRICULUM RESUMIDO:

 

ELMANO SANCHO trabalha em Portugal, França e Espanha. Reside parcialmente em Lisboa e Paris. É bilingue em Português/Francês e fala fluentemente Espanhol e Inglês. Tem o curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), tendo estudado também em Madrid (Real Escuela Superior de Arte Dramático- RESAD), São Paulo/Brasil (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP) e Paris (Conservatoire National Supérieur D´Art Dramatique de Paris - CNSAD). Representou nos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Brasil, Irão, Japão, Turquia, Cabo Verde.

Trabalhou com o Teatro da Garagem, Teatro dos Aloés, Jorge Silva Melo, Emmanuel Demarcy-Mota, Rogério de Carvalho, Ana Tamen, Miguel Abreu, Maria João Miguel, Paulo Alexandre Lage. Integrou o elenco da primeira companhia teatral europeia (direcção de Virgínio Liberti e Annalissa Bianco, Festival de Nápoles e Mérida). Integrou a XVIII edição da École des Maîtres com direcção de Arthur Nauzyciel.

Em 2010-11 trabalhou, em Paris, no elenco da Comédie Française, com Bruno Bayen e Jacques Allaire.

Em 2011-2012 trabalhou com os Artistas Unidos (AU) e nomeadamente como o director artístico/encenador Jorge Silva Melo (JSM). Integrou os espectáculos "Não se brinca com o amor" (nomeado como melhor actor de Teatro aos prémios SPAAUTORES/2012 e Globos de OURO 2012), "A Morte de Danton" e "Herodiades" (monólogo de Giovanni Testori apresentado também no Festival de Almada 2012 e na 2ª edição do Festival Mirada de Santos/Brasil).

Em 2013 e 2014 continua a trabalhar com os AU e JSM na "Estalajadeira" ,no "Campeão do Mundo Ocidental" e o "Regresso a Casa". Trbalha igualmente com Bruno Freyssinet da Transplanisphère.

No cinema e na televisão trabalhou com Keren Ben Rafael, Odile Brook, Jorge Paixão da Costa, Hugo Diogo, Solveig Nordlund, Valéria Sarmiento, Jérôme Cornuau. É igualmente licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e em Tradução (Francês/Espanhol/Inglês) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Nomeação na categoria de teatro para melhor actor com a peça "Não se Brinca com o amor" para os prémios SPA/AUTORES 2012.

Nomeação na categoria de teatro para melhor actor com a peça "Não se Brinca com o amor" para os prémios Globos de Ouro 2011.

Nomeação como melhor actor 2012 pela Revista TIMEOUT.

Nomeação na categoria de teatro para melhor actor com a peça "Herodíades" para os prémios Globos de Ouro 2012.

E-MAIL: elmanosancho@gmail.com 

PÁGINA WEB: www.elmanosancho.com