Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Cursos Livres

Cursos curtos (8 a 12 sessões) ao fim da tarde sobre temas diversos das Artes, Ciências e Letras, orientados por especialistas dentro das áreas lecionadas. Preços reduzidos para jovens e seniores.

1º TRIMESTRE DE 2019

 

NA ESFERA DO CONTO
O conto teve origem popular. Transmitido oralmente, passava de geração em geração. Da Fábula ao conto mágico, encontramo-lo em todas as culturas primitivas. Foi sobretudo no século XIX que o conto passou a ser cultivado pelos grandes escritores russos e franceses. No século XX, ganhou um lugar paralelo ao do romance pelas mãos de escritores como Jorge Luís Borges, Italo Calvino, Hemingway, Nabokov e Marguerite Yourcenar.  

No século XIX, em Portugal, a narrativa breve floresceu com Alexandre Herculano, Camilo, Eça e Trindade Coelho e, no Brasil, com Machado de Assis, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos. No século XX, muitos escritores portugueses experimentaram este género narrativo, tendo atingido um nível de excelência tal que os seus nomes passaram a estar associados à narrativa breve. 

Neste curso, vamos viajar pelo universo do conto em língua portuguesa, começando por uma abordagem histórica e considerando o contributo literário dos contistas Machado de Assis, Graciliano Ramos e Clarice Lispector. Depois, analisaremos narrativas de importantes representantes portugueses do género: Miguel Torga, Manuel da Fonseca, Vergílio Ferreira, Sophia, Maria Judite de Carvalho e Mário de Carvalho. 

 

Coordenação: Paula Oleiro
Horários: 6ªs feiras; das 18h30 às 20h
Duração: 8 sessões; de 8 de fevereiro a 5 de abril (no dia 1 de março não há sessão) 

 

>> TABELA DE PREÇOS E INSCRIÇÕES

Edição: 20 de abril de 2016