Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Berta Teixeira

Teatro
Investigadora-Criadora em Ciências Sociais e Manifestações Estético-Expressivas; Atriz; Diretora artística; Formadora; 
Atriz formada em escolas internacionais de referência (Lee Strasberg Theatre Institute de Nova Iorque, Paris III, Paris VII Université), bem como por notáveis criadores internacionais (Richard Schechner, Zygmunt Molik, Eugenio Barba, Ferrucio Soleri, Yuri Probnisko, Giorgio Barberio Corsetti, Kristian Lupa, Gennadi Bogdanov, Emma Dante, Phillip Zarrili e Eimuntas Nekrosius). Experimenta a sua Investigação-Criação entre Portugal, Angola e Brasil. Doutorada em Sociologia da Cultura, Comunicação e Conhecimento pela Universidade de Coimbra apropria-se da sua formação académica e artística em projectos de Justeza, Sabedoria e Emancipação Humana. Procura desenvolver um 'sentir cognoscente' pelo Teatro convocando outras Dramaturgias Interferentes.
 
Bolsas: CNC (Jovens Criadores 1992/3/4); Fundação Calouste Gulbenkian (Novos Encenadores 2007, entre outros apoios pontuais); Programa Erasmus Mundus Europe-Brazil Mobility (2009/2010) com orientação de Silvia Fernandes Telesi da ECA-USP, Brasil. Bolsa de Doutoramento pelo Instituto de Investigacção Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.
 
Trabalha em teatro, viídeo e televisão: Teatro Nacional D. Maria II; Culturgest; CCB (LX-PT); video-clip do Legendary Tiger Man (Paulo Furtado); «Ossos» (Pedro Costa). Direção artística de «Parede de Segredos» (nomeação Prémio Outros Mercadus arquitetura/design/espaços efémeros, 2006). Direcção de “Lendas de «Celéstia» (Programa Cultura U.E. 2007/13). Com a Cia dos Atores RJ-BR (http://www.ciadosatores.com.br/projetos/): Encenadora-Estagiária (2008) em “Auto-peças”, Assistência de Direção de Talvez e DEVASSA (2009/10). Concebeu e dinamizou (2010/2011) o projecto de intercâmbio Cia dos Atores/ Os Fofos Encenam (RUMOS–Teatro do Itau Cultural); colaboração em AUTO-PEÇAS 2, Peças de Encaixar.
Concepção e Co-Direção Artística com César Augusto do projeto ‘(des)ocupacção’ http://www.doispontos.art.br/#!desocupao/cg7f, numa parceria com André Vieira (Treco Produções) e Jonas Klabin, no Teatro Café-Pequeno, no âmbito do Festival Dois Pontos, Rio de Janeiro, Brasil (2013). Concepção e Direção Artística de BALRUM – Momento de Pequenas Variedades (https://www.youtube.com/watch?v=yh3h5GM6u44) com os artistas portugueses JP Simões, Pedro Sena Nunes, António Ferreira, Eurico Lopes, João Moreira e Ricardo Pinto. Teatro Café-Pequeno, no âmbito do Festival Dois Pontos, Rio de Janeiro, Brasil (2013).
Concebeu e coordenou, de 2007 a 2011, o dispositivo de troca m.a.r.e.s. (múltiplos agentes residentes em sustentabilidade) em Benguela-Angola. O investimento nas pessoas, seus saberes e artes, enquanto meio de Ecologia Humana é a proposta principal deste dispositivo de troca com propósitos cognitivos e artísticos.
Criação das BAILEnquanto SESSIONS (2014): sessões transdisciplinares em diferentes suportes (ao vivo, em vídeo, instalação, etc.) sobre diversos temas com objectivos específicos. Trata-se de um produto de comunicação-divulgação e de fruição de Saberes e Artes aplicável a qualquer domínio de actividade, portanto, materializável nos mais variados contextos e espaços. São criadas, também, pelo procedimento das Dramaturgias Interferentes, numa atitude de Investigação-Criação compartilhada. A horizontalidade de enunciados/competências e de interferências dos 'criadores' convocados é condição de comparticipação.
Coordenação Artística da Sessão BAILEnquanto – Um Convívio Imprevisto, com Eurico Lopes, Flávia Gusmão, David Santos (NOISERV), João Vaz Silva, Irina Sales Grade; 11 de Julho, no âmbito do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul (ALICE- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e das Festas da Cidade de Coimbra (https://www.youtube.com/watch?v=G9ehDm6gmRM).
Investigadora-Criadora, em Pós-Doutoramento, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2015-2017).

 

Contactos

Berta Teixeira, (1970)
00 351 963397827   

bertateixeira@gmail.com 

https://www.facebook.com/berta.teixeira.3