Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Artur Pereira

Música

Nascido em Lamego, Artur Pereira iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade e deu o primeiro recital aos treze. Estudou no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo com Constantin Sandu, e recebeu o primeiro prémio em vários concursos: Jovens Compositores, Conservatório de Música do Porto, e Maria Carolina Pimentel.

Após completar o segundo ano de curso, foi convidado a continuar os estudos na Universidade de Stellenbosch, na Cidade do Cabo, na África do Sul, com Nina Schumann e Benjamin van Eeden, e licenciou-se em 2006 com distinção. Ganhou os primeiros prémios nos concursos ATKV Muziq, e Lionel Bowman para a melhor interpretação da sonata de Beethoven; recebeu ainda o prémio Betsie Cluver para a melhor nota do recital de fim de curso.

Em 2008 iniciou o seu mestrado no Royal Northern College of Music, em Manchester, onde estudou com a pianista Norma Fisher, tendo recebido bolsas do Centro Nacional de Cultura, do Stanley Picker Trust, e da Fundação Ann Gerrard. Nesse mesmo ano, ganhou o primeiro prémio no prestigiado concurso Silverstone-Blank Piano Duo. Participa regularmente em masterclasses com pianistas de renome mundial, incluindo Sequeira Costa, Vladimir Viardo, Konstantin Scherbakov, Andrei Diev, Nelson Goerner, Steven Osborne e Leslie Howard.

Apresenta-se regularmente como solista e em música de câmara no Reino Unido, em Portugal e na África do Sul. Nos últimos anos também se tem dedicado à investigação, para a qual recebeu uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2015, concluiu o doutoramento sobre as Dedicatórias de Beethoven na Universidade de Manchester, sob orientação do Professor Barry Cooper, um dos grandes especialistas mundiais em Beethoven. 

LINKS:

Classical Planet

Liszt: Hungarian Rhapsody No. 12

Debussy: Prelude 'Feux d'artifice'

Edição: 26 de fevereiro de 2018