Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Ana Silveira Ferreira

Teatro

Faz coordenação e gestão de projetos internacionais na ExQuorum, estrutura de promoção artística, em cujo âmbito foi responsável pelo “Sifnos Crisis 2013” (Juventude em Ação), “World Crisis Theatre 2012/14” (Programa Cultura), “The power of crisis 2013/14” (DGArtes), “Say it loud 2016/17” (Erasmus+), co-organizou a “Conferência Internacional Centenário Tadeusz Kantor 1915-2015” (com o CHAIA, Coleção B e Embaixada da República da Polónia) e é responsável pelo “Polart Circle 2016/19” (Stratergic Partnerships).

Mestre em Estética pela FCSH/UNL, como bolseira da Fundação Eugénio de Almeida, com a dissertação “A dimensão poética da espera” (2009), orientada por Maria Filomena Molder. Licenciada em Estudos Teatrais pela Univ. Évora (2004), fundou o PI – Projecto de Investigação na ExQuorum, um “living-researching program” inspirado em “À la recherche du temps perdu” de Proust, com o qual dirigiu 5 fases de pesquisa, 5 espetáculos, 1 demonstração, várias conferências e oficinas (nacional e internacionalmente), tendo ainda promovido o projeto “Realidade de grau zero para o trabalho do ator” (Aveiro/Évora/Paris/Cracóvia) com bolsas Jovens Criadores do CNC (2009/2010), tendo ainda lecionado “Proust: 7 volumes, 7 abordagens” (2014) no Dep. Literatura da Univ. Évora.

Com outras entidades: fez a documentação geográfica do projeto “Viagens com alma” (2011) e assegurou a produção executiva do “European Beginning Stage” (2006) com o Visões Úteis (Porto); foi responsável pela inventariação e apoio à programação da livraria “Eterno Retorno – filosofia & teatro em segunda mão” (2005, Lisboa); foi membro fundador do Centro de Estudos Performativos i Artísticos, tendo pertencido à equipa que promoveu o “JIP – Julho Investigação i Performance” (2003); colaborou com o Laboratório de Arqueologia da U. Évora na paciente tarefa de limpar pedras e cerâmicas (2001); fez o curso “Corpo, Voz e Interpretação II” do EntreTanto Teatro (1999).

Atualmente é aluna da licenciatura em Enfermagem na ESE S. João de Deus/ Univ. Évora. 

E-mail: exquorum@gmail.com

Facebook exquorum

Edição: 26 de fevereiro de 2018