Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Ana Queirós

Música 1999/2000

Nasceu em 1979. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo, estudando com Fátima Travanca e Luis Pipa. Foi aluna de José Alexandre Reis, no Centro de Cultura Musical de Caldas da Saúde.

Em 1996 é admitida na classe de Pedro Burmester, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, concluindo em 1999 o Curso Superior de Piano. Nesse mesmo ano é-lhe atribuída uma bolsa de estudos para integrar a classe de Solomon Mikowsky na Manhattan School of Music em Nova Iorque, concluindo em 2001 o Master of Music em Piano Performance.

Aperfeiçoou-se em masterclasses em Portugal, Espanha e Alemanha com pianistas como Dmitri Bashkirov, Vitaly Margulis, Paul Badura-Skoda, Vladimir Viardo, Aquilles delle Vigne, Luiz de Moura Castro, Joel Bello Soares, Pierre Reach, Laszlo Simon, Helena Sá e Costa, Tania Achot e Miguel Henriques, bem como em cursos de Interpretação de Lied com Charles Spencer.Estudou em Madrid com Galina Egyazarova.

É detentora do 1º e do 2º prémios do  Concurso Juventude Musical Portuguesa (1992 e 1995) e do 3º Prémio do Concurso Internacional Maria Campina (1999).

Realiza regularmente recitais a solo e de música de câmara em Portugal (Festival de Primavera em Guimarães, International Music Festival Portugal & U.S.A, Noites em Massarelos, Concertos de Domingo no Museu Gulbenkian, Festival Opera Faber, Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Festival Música Portuguesa HOJE, Fundação Eng. António de Almeida, Fundação de Serralves, Jornadas Nova Música de Aveiro), Espanha, Alemanha ( Festival Neckargemund Klavierwoche), Moçambique (Festival Internacional de Maputo) e EUA. Realizou uma digressão de música portuguesa pelas principais cidade do Brasil, com recitais em Belém do Pará, São Paulo e Vitória. Actuou sob a direcção dos maestros Ernst Scheel, Vasco Pearce de Azevedo, António Saiote, António Soares e Kevin Waldron com as Orquestras da EPMVC, Artave e Orquestra de Sopros APROARTE. Gravou ao vivo para a Rádio Brasília e Antena 2.Apresenta-se, desde 2002, em duo com a violinista Evandra Gonçalves, com quem estreou obras de Jean-François Lézé, Pedro Faria Gomes e Carlos Azevedo.É membro fundadora do TriArt, juntamente com Evandra Gonçalves e JF Lézé (percussão).

No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Lopes-Graça prepara, juntamente com a violinista Lilia Donkova, um CD com obras deste compositor que será lançado em 2008.

É professora no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Colaborou com a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto como pianista acompanhadora (entre 2005 e 2007) e com a Orquestra Nacional do Porto e o Círculo Portuense de Ópera.Fez parte do Júri do Concurso Galaico-Português de Piano realizado em 2006 e 2007.Paralelamente à actividade de concertista, é autora de diversos artigos que integram programas de divulgação musical.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Manhattan School of Music.

E-mail: aqueirosbox@hotmail.com

http://anaqueiros.blogspot.com
http://myspace.com/queirosana

Rhapsody in Blue performed by pianist Ana Queirós

Edição: 03 de novembro de 2008