Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Sara Sá Pessoa

Têxteis / Figurinos / Teatro / Artes Visuais

Sara Sá Pessoa frequentou o BA (HONS) Costume Design na Wimbledon School of Art em Londres e desenhou figurinos para dança, ópera e teatro em Portugal e no Reino Unido. Como artista plástica, Sara participou numa série de performances/ instalações desenvolvidas pela organizacão Dreamwork. Entre outras colaborações, Sara foi assistente de Rose English em After image of the act para Wild Gift – Live Art festival em Londres.
Em 2004 Sara Sá Pessoa foi co-fundadora da No_Escuro – Companhia de Teatro Cenográfico com base em Lisboa, sendo responsável pela co-encenação e figurinos da primeira produção da companhia, Quarto de Sangue, adaptada para o palco a partir da obra The Bloody Chamber de Angela Carter.
No mesmo ano Sara regressou a Londres como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para frequentar o Diploma e MA Visual Arts – Textiles na Goldsmiths, University of London. Durante o Mestrado, Sara desenvolveu pesquisa na área de performance contemporânea, explorando diversas disciplinas desde têxteis a fotografia, video, escrita criativa e edição de som.
No seu trabalho Sara Sá Pessoa combina teatro e artes visuais. A artista pretende explorar a experiência teatral a partir da perspectiva do público, concentrando a sua atenção nos espaços que se encontram na periferia do palco, desde os bastidores, ao auditorio e foyer. Usando a escrita como base, Sara tenciona abordar a formalidade geralmente atribuida ao Teatro, criando instalações de som animando e chamando a atenção para os espaços normalmente ocupados pelo público em teatros convencionais.
Como artista plástica e de teatro, Sara pretende colaborar com outros artistas, desenvolvendo trabalho em figurinos e texteis principalmente para dança contemporânea. Sara também se encontra a desenvolver ateliers artísticos nestas áreas direccionados a crianças e adolescentes.
Recentemente Sara Sá Pessoa iniciou um projecto artístico para ser realizado no Theatre Royal em Margate em 2010 ao qual foi atribuído um prémio por parte da Society for Theatre Research. A médio termo, Sara pretende também trabalhar num novo projecto teatral baseado na obra do autor Boris Vian, para ser apresentado pela companhia No_Escuro em Portugal. De momento o website de Sara Sá Pessoa está em construção mas para visualizar trabalho da artista, pode aceder aos links abaixo indicados.
http://old.gold.ac.uk/visual-arts/exhibitions/archive/mfa2007/pages/ss/02.html
(MA Visual Arts - Textiles final show piece – July 2007)
http://www.sheilaburnett-photography.com/Pictures/09dreamwork.jpg
(Installation - Bluebeard’s wives – at Dreamwork 3 in St. Pancras Chambers – May 2000)

E-MAIL:  sarasapessoa@googlemail.com

 

Edição: 04 de março de 2014