"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva » Biografia
TEMAS NOTÍCIAS


a sua opinião «   
SOS Património «   
links «   

Pesquisar no Site
 

Portal E-Cultura








Consulte também no facebook os pequenos textos de Guilherme d'Oliveira Martins sobre a expedição, para animar o apetite. A embaixada cultural portuguesa será um momento alto das comemorações da velha amizade luso-nipónica!

Para te falar do Japão, dir-te-ei que, pelo que ora conheço, acho-o lindo, encantador. Aqui passaria feliz o resto dos meus dias. Veremos o resto, Kobe e Yokohama que, ainda devemos visitar. Que linda vegetação! Que adoráveis passeios! Que gente tão agradável! Que mulheres tão simpáticas! Terra para gente nova, feliz e endinheirada, esta Nagasaki. Os costumes são dos mais estranhos: quando se entra em casa, deixam-se os sapatos à porta; nas casas não há mobília, e só esteiras sobre que a gente se senta... (in Cartas Íntimas, de Venceslau de Morais)

A memória da presença portuguesa no Japão permaneceu sobretudo no Kyushu e no Kansai. Aí ainda podemos visitar sítios e monumentos que encontramos descritos em textos de portugueses e jesuítas dos secs. XVI / XVII, e ver o que eles viram, além dos poucos testemunhos ainda existentes da sua estada ali.
Assim, o nosso percurso no Japão está ligado à lembrança desse tempo histórico (a que acrescentamos a de Wenceslau de Moraes em Kobe) e pela sua circunscrição geográfica.

Guia: Dr. Camilo Martins de Oliveira


PROGRAMA

Ver todas as notícias
» Empresas Mecenas Ouro,
Mecenas Prata e Associações.
     
ver todas

» Empresas Mecenas Ouro,
Mecenas Prata e Associações.
          
  Visitantes: 5.844.474
CNC - Centro Nacional de Cultura - Rua António Maria Cardoso, 68 - 1249-101 Lisboa - E-Mail:info@cnc.pt
Tel. (351) 213 466 722 - Fax (351) 213 428 250