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A DANÇA E A MATEMÁTICA
Workshop

29 e 30 de Junho 2013
sábado das 15h às 19h e domingo das 9h às 13h

Galeria Fernando Pessoa, Centro Nacional de Cultura
Lg. do Picadeiro 10 - 1º

Organização: Associação Menuhin Portugal
http://www.associacaomenuhinportugal.pt 

 

Introdução

Formação que integra a investigação que está a ser desenvolvida no âmbito da atividade do Laboratório da Complexidade, Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade de Évora, num projeto conduzido por Mercedes Prieto e sob orientação de Carlos Ramos.

Nesse projeto procuram-se métodos para explorar e ensinar conceitos matemáticos através da prática da dança.

O ensino, para ser eficaz e atual, necessita de uma reflexão e avaliação constantes por parte dos professores.

Por um lado certos aspetos da sociedade como por exemplo as tecnologias disponíveis têm mudado rapidamente. Por outro lado há aspetos que se mantêm essenciais no ensino de base para um desenvolvimento equilibrado do aluno (criança) em diferentes áreas do conhecimento humano. O português-língua materna (expressão oral e escrita), a educação física e a expressão motora, onde se pode incluir a dança, a matemática (pensamento abstrato), o método experimental (expressão crítica e a articulação abstrato/concreto), o desenho, a pintura, entre outros. Todos eles podem e devem assumir aspetos gerais e elementares, na educação dos mais novos, fundamentais para alicerçar outras aprendizagens mais elaboradas. Por isso, necessitam de atenção e de pesquisa no sentido de preparar momentos de ensino em que efetivamente ocorram aprendizagens. Especialmente no 1º ciclo, em crianças pequenas, as aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento não têm que estar formalmente separadas. O próprio programa do 1.º ciclo advoga as aprendizagens globalizantes e integradas. Assim, o ensino, sempre que possível deve ser estruturado de modo a potenciar aspetos de mais do que uma área disciplinar conseguindo sinergias. Desta forma, as aprendizagens serão mais rápidas e mais sólidas, mantendo acesa a motivação pela aprendizagem por parte do aluno. É neste quadro geral que se insere o desenvolvimento metodológico e programático para potenciar o ensino da matemática através da dança.

Finalidade da formação

Facultar estratégias e ferramentas, no âmbito da dança tradicional, dança criativa, expressão dramática e rítmica, que possibilitem que as/os professoras/es e educadoras/es desenvolvam nas crianças, desde muito cedo, o gosto pela aprendizagem da matemática.

Público alvo
Professoras/es, Educadoras/es e Profissionais da Área de Dança.

Conteúdos
Os conteúdos a trabalhar nesta formação são os que refere o Ministério de Educação como Princípios Orientadores para níveis de escolaridade entre o 1º e 4º ano.

Matemática

1. Números e operações
. Números inteiros
. Números decimais
. Operações
. Cálculo mental

2. Espaço e forma
. Organização espacial
. Sólidos Geométricos
. Figuras geométricas planas
. Transformações no plano
. Utilização de instrumentos de desenho

3. Grandezas e medidas
. Valores de grandezas
. Unidades de medida
. Utilização de instrumentos de medição

Dança

1. Dança tradicional
. Geometria das Coreografias
. Ritmos
. Passos base
. Gestos

2. Dança criativa
. Ações Motoras
. Manipulação de objetos
. Criação de sequências
. Respostas divergentes da estímulos diversos

3. Relaxamentos
. Ativos
. Passivos


 
Mercedes Prieto
Licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, onde colaborou na pós-graduação de “Dança em Contextos Educativos” e no “Programa Peso”. Trabalhou na Escola Superior de Educação de Beja como professora associada de dança formando animadores socioculturais e professores de pré-escolar e primária. Colabora em centros de formação nomeadamente no CEFORE da Galiza e na escola da JOBRA em Portugal assim como noutras instituições de formação de formadores. Foi diretora e coordenadora pedagógica e atualmente diretora artística e formadora na “Associação PédeXumbo”, Associação para a defesa e divulgação da música e dança tradicional. Autora de duas publicações de dança: Zampadanças e Pézinhos de Lã. Coreógrafa e intérprete na peça “Olladas da Danza” criada para o Museo do Pobo Galego. Bailarina nos projetos de dança GS21 e Bruma. Mandadora de bailes em projetos como o Baile dos Corpos Extraordinários ou o Baile dos Gordos e em Pesdelán.
 

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